Wednesday, February 29, 2012

Week 27 !!!



Agora que estou me aproximando da fase final da gravidez  - o terceiro trimestre ( ai que medoooooo), o bebê começa a preencher todo o espaço disponível dentro do útero.
Ele já abre e fecha os olhos, dorme e acorda em intervalos regulares e pode chupar o dedo. Embora ainda estejam imaturos, os pulmões são capazes de funcionar com ajuda médica, se por acaso ele nascer antes da hora.
Esta semana descobri no exame de sangue prévio que deu negativo para anticorpos anti-Rh e nosso  bebê possui Rh positivo !!!! Ja comecei a perceber que este bebezinho tem uma grande tendencia a puxar os ''vikings'', rsrsrsrs ....
O fator Rh só é importante na gravidez se a mãe for Rh negativo e o bebê for Rh positivo (a criança pode herdar essa característica se o pai for Rh positivo). Se o sangue do bebê entrar na sua corrente sanguínea, seu sistema imunológico pode reagir contra o antígeno D do sangue do bebê, como se ele fosse um "invasor", e produzir anticorpos contra ele.
Esse fenômeno é conhecido como "sensibilização" e, embora normalmente não cause problemas numa primeira gravidez, se você ficar grávida de novo e o bebê também for Rh positivo, os anticorpos do seu sistema imunológico podem atravessar a placenta e atacar as células do sangue do bebê, provocando anemia, icterícia ou, em casos mais graves, insuficiência cardíaca ou hepática na criança.
A solução é simples ..... espero !!! Na semana 29 tomareim uma injeção muscular na coxa com uma substância chamada imunoglobulina anti-D.Essa espécie de vacina age destruindo rapidamente qualquer célula do bebê que esteja na sua circulação, antes que eu comece a produzir anticorpos. Isso significa que eu não terei anticorpos que possam causar a eritroblastose fetal, nem nesta gravidez nem nas posteriores.
Como o bebe é Rh positivo, receberei outra injeção de imunoglobulina anti-D,  aplicada no máximo até 72 horas após o parto para que a resposta imunológica não seja acionada.

Beijosss

No comments:

Post a Comment